LIMPEZA DENTÁRIA
A limpeza dentária protege o esmalte, suaviza as manchas e elimina os resíduos acumulados nos dentes e na linha das gengivas, que conhecemos como placa bacteriana e que, com o tempo, se transforma em tártaro.
Com a remoção da placa bacteriana e do tártaro pelos nossos profissionais, não só vemos aperfeiçoada a aparência do nosso sorriso, como evitamos o aparecimento e a proliferação de bactérias que estão na origem de doenças, como gengivites, cáries ou periodontites.
Uma correta higiene oral é indispensável para manter uma boca saudável e bonita.
EM QUE CONSISTE UMA LIMPEZA DENTÁRIA
A limpeza dentária é um processo bastante simples, realizado numa única sessão, que visa ajudá-lo a ter os dentes realmente limpos.
O processo começa com a remoção, através de uma ponta de ultrassom, do tártaro localizado acima da linha das gengivas, continuando, depois, pelos depósitos subgengivais, na zona abaixo daquela linha, terminando com o polimento da superfície dos dentes.
É recomendada a escovagem dos dentes duas vezes por dia. Entretanto, mesmo que os escove muito bem, há determinadas áreas em que é viável a acumulação de placa bacteriana e, por conseguinte, de tártaro, sem que seja possível a sua remoção através de uma simples escovagem.
Se o tártaro não for eliminado, a placa bacteriana pode ficar acumulada e dar origem à chamada doença gengival. Deve fazer uma limpeza dentária para evitar este tipo de doenças e para assegurar que os seus dentes ficam totalmente limpos.
QUE TIPOS DE LIMPEZAS
DENTÁRIAS EXISTEM?
LIMPEZA DENTÁRIA BÁSICA
De caráter preventivo e estético, a limpeza dentária básica tem por objetivo remover a placa bacteriana e o tártaro. Os especialistas recomendam a realização de uma sessão a cada 6 meses.
É um processo simples e efetuado numa única consulta.
CURETAGEM OU RASPAGEM RADICULAR
A curetagem ou raspagem radicular é um tratamento dentário que visa eliminar a placa bacteriana e o tártaro. É aplicada em pacientes que sofrem de uma doença associada às gengivas, como a gengivite ou doenças periodontais.
Com vista a um tratamento de curetagem, a boca é dividida em quadrantes. É, depois, efetuada uma limpeza dentária profunda, concentrada na área dos dentes abaixo da linha das gengivas e na parte inferior das bolsas periodontais.
DIFERENÇAS ENTRE LIMPEZA DENTÁRIA E CURETAGEM DENTÁRIA
A principal diferença entre a limpeza e a curetagem dentárias reside no facto de a primeira ser um tratamento preventivo para remover o tártaro e a placa bacteriana, enquanto a segunda é aplicada em pacientes com doenças gengivais ou periodontais.